Aprendizado para o século XXI! 

O projeto "Maker" é um programa de aprendizado criativo baseado no conceito “faça você mesmo”. O espaço "Maker" utiliza ferramentas manuais, digitais ou eletrônicas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento de habilidades que vão contribuir para a uma formação mais completa e mais alinhada às demandas do Século XXI. 

NOVIDADE APENAS NA UNIDADE MASCOTE!

Manifesto Maker e da cultura de Inovação!

 Acreditamos que a escola deve ser uma base de sonhos, de oportunidades e de desenvolvimento para cada aluno. Um lugar onde a curiosidade seja despertada e transformada em exploração e construção. Construção de conhecimentos, projetos e propósitos de vida através da lente de quem questiona e reinventa seu mundo. Isso é Cultura de Inovação.

Com esse objetivo em mente, queremos formar pessoas capazes de encontrar sua realização pessoal e um caminho que acarrete impactos no mundo ao seu redor, não importando que tipos de mudanças ou tecnologias as rodeiam.

Conheça a metodologia!

A metodologia tem alicerce à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e se concentra em formar estudantes aptos à “criação de seu próprio futuro”, empoderando-os com competências necessárias para serem protagonistas de mudanças no mundo.

As competências da BNCC se fazem presentes na metodologia utilizada da seguinte maneira:

  1. Conhecimento: é construído e mobilizado na prática ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade e estimula a busca de novos saberes.

  2. Pensamento científico, crítico e criativo: através da formulação e fundamentação de hipóteses que darão subsídio às criações e soluções.

  3. Repertório Cultural: através dos micromundos apresentados que levam em conta as diversidades socioculturais, temporais, raciais e regionais.

  4. Comunicação: são exploradas diversas linguagens durante o processo, desde a comunicação de ideias até a finalização do projeto e divulgação e registro em mídias diferentes.

  5. Cultura digital: é integrada ao processo, trazendo a tecnologia como ferramenta de criação e comunicação.

  6. Trabalho e projeto de vida: o contato com diversos materiais, ferramentas, sociedades e ambientes, ajuda o aluno a pensar o mundo do trabalho e o faz se enxergar enquanto agente de transformação social, cultural, tecnológico e econômico.

  7. Argumentação: através da elaboração de projetos em equipes e colaborações inter-equipes que exigem o estímulo a troca de ideias de forma construtiva.

  8. Autoconhecimento e autocuidado: os projetos autorais e escolhas de aprendizagem valorizam o autoconhecimento, sendo fundamental neste processo um profundo lidar com suas emoções, conflitos e relações

  9. Empatia e cooperação: enfatizando a responsabilidade individual em relação ao coletivo, potencializando o aprendizado através dos pares e a responsabilidade em cima deste conhecimento

  10. Responsabilidade e cidadania: com os movimentos entre o individual e o coletivo, os alunos são estimulados a pensar e vivenciar os princípios éticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, no laboratório e na vida.

Entenda melhor as 10 competências da BNCC

Realizadas dentro de espaços preparados ("Labs Maker"), as atividades do programa estimulam o desenvolvimento de habilidades ligadas à inovação, para desenvolver objetivos pedagógicos cognitivos e socioambientais.

Fundamentado em uma educação integrada, que entende os processos criativos e de aprendizado, o programa se estrutura de modo a conceder ao aluno liberdade autoral de criação.

Outros benefícios

Diversão e aprendizado através da cultura Maker

Desenvolvimento de habilidades para o Século XXI

Acesso ao material digital e acompanhamento

Descontos na alimentação para alunos que precisem ficar no contraturno

O Programa

Voltados para alunos de Fund. I (1º ano ao 5º ano) e Fund. II (6ºaté o 9º ano).

As aulas são oferecidas 2 vezes na semana, com aulas de 50 min de duração cada, durante o período de contraturno escolar no horário da tarde. 

As turmas serão divididas por faixa etária agrupadas (Fund. I e Fund. II) desde que haja quorum de 10 alunos em cada faixa. 

 

As aulas são ministradas por um professor fixo devidamente capacitado, dentro do Lab Maker, garantindo a qualidade exigida para a execução do programa na unidade.

 

Quando se iniciam as aulas?

1º semestre - de 03/02 à 28/06
2º semestre - de 04/08 à 27/11

 

O que  as pessoas comentam?

"A Little Maker ajuda a escola a desenvolver seu projeto pedagógico pois trabalha com alunos e professores um aprender fazendo. É uma iniciativa muito alinhada com as melhores práticas internacionais na área das aprendizagens, porque hoje o grande desafio é aprender a aprender e aprender a fazer. Esta metodologia faz com que as práticas na sala de aula promovam cada vez mais a interdisciplinaridade, aprendizagem por projetos e as metodologias ativas de aprendizagem, muito importantes para estimular as crianças e fazer com que elas tenham interesse em continuar aprendendo."     -    MARIA HELENA CASTRO

Ex-Presidente do Comitê Gestor da BNCC / Membro do Conselho Nacional de Educação

"Relato do projeto: Aspirador de Pó da Disney e Montanha Russa. Nós fizemos com muito esforço. Meu sentimento foi muito bom, muitas emoções como se eu estivesse explodindo de alegria. A Little Maker é um lugar que me deixa feliz. Quando eu crescer eu vou ser cantora e professora de Little Maker. Eu adoro isso então é muito legal fazer isso com colegas. Minha mãe sabia que isso acontece aqui na escola então vim estudar aqui. Eu também adoro as professoras."  -   ALUNA DO PROJETO

 

 

Lista de Espera

Preencha o formulário de lista de espera, por unidade, se houver interesse para turmas até o  5º ano do Fund. I, que não estejam disponíveis na sua unidade, com as seguintes informações:

 

  • Unidade

  • Nome do aluno

  • Turma do regular

  • Série de interesse no Bilíngue

  • Horário desejado

Preço, grades e horários:

Para ter informações sobre grade de atividades, horários, preços e planos de pagamento consulte o atendimento na sua unidade ou entre em contato pelo telefone (11) 3181 7905