PROGRAMA DE FORMAÇÃO

A Rede Decisão acredita que todos temos uma melhor versão e que através de dedicação e engajamento podemos desenvolver nosso potencial máximo. Pensando nisso, criamos um programa de formação para os novos professores que se inicia no processo seletivo e só termina um ano após o início do trabalho.

Nós buscamos os professores que queiram se tornar melhores a cada dia, refletindo sobre a sua prática e aproveitando todas as oportunidades oferecidas pela rede para aprender. Não importa em qual estágio de carreira o professor está (se já tem muitos anos de experiência em sala de aula ou se está começando a sua trajetória profissional), buscamos candidatos que queiram aprimorar a sua prática e estejam de coração aberto para se desafiar diariamente.

 

Como despertaremos o potencial máximo de cada professor?

 

Processo seletivo rico em aprendizado

Desde a primeira etapa do processo seletivo, o candidato já é convidado a refletir sobre a sua prática didática, aprendendo durante todo o processo. Oferecemos feedback sobre o desempenho a todos os candidatos que finalizarem as etapas propostas. Mais do que saber se você é a pessoa certa para trabalhar na rede, queremos te ajudar a se conhecer melhor como profissional, auxiliando nos próximos passos de sua carreira.

 

Desafios pedagógicos

Durante todo o processo seletivo os candidatos terão tarefas que os farão refletir e aprender sobre os principais desafios de melhorar a educação brasileira. Referências como o livro Aula Nota 10, Paulo Freire e resolução de casos reais sobre situações que acontecem na escola ajudarão os candidatos a se desenvolverem durante toda a sua jornada de seleção.

 

Clareza e transparência

Todos os candidatos saberão quais são as competências, habilidades e valores que buscamos nos professores da Rede Decisão. Os profissionais selecionados serão sempre avaliados de acordo com os mesmos critérios de seleção após contratados, tendo clareza de seus pontos fortes e pontos de aprimoramento. Todos os candidatos selecionados receberão um resumo sobre o seu desempenho no processo seletivo, contendo um diagnóstico de sua avaliação em cada uma das competências, valores e habilidades analisadas durante a seleção.

 

Integração de novos professores

Oferecemos um treinamento de quatro dias a todos os novos professores da Rede Decisão, que trará mais informações sobre a rede (nossa história e planos futuros), processos pedagógicos das escolas, reflexões sobre educação e práticas pedagógicas. Também será um momento no qual os novos professores se conhecerão e terão a oportunidade de interagir com convidados especiais para ampliar seu conhecimento e reflexões sobre a prática didática.

Antes da integração, os professores selecionados receberão algumas atividades de preparação, todas envolvendo a leitura e assimilação de conteúdos relevantes para a prática docente. Enviaremos um compilado de referências em texto e vídeo para que todos cheguem bem preparados à integração, tendo a oportunidade de aprender muito neste processo!

 

Programa de formação continuada

Após o início do trabalho como professor da Rede Decisão, todos os profissionais terão atividades de acompanhamento constante por, ao menos, um ano após contratados. As principais ações do programa de formação continuada são:

> encontros bimestrais com os novos professores da rede, nos quais serão abordados os temas escolhidos pelos docentes como mais desafiadores na prática diária dentro das escolas;

> feedback de aula assistida ao professor, no qual um professor mentor irá assistir à sua aula e sugerir melhorias nas práticas pedagógicas;

> escola de professores - encontros mensais com os outros professores da Rede Decisão para compartilhar boas práticas e desafios.

 

Treinamentos & Parcerias

Além das atividades fixas do programa de formação continuada, os novos professores terão a oportunidade de participar de treinamentos pedagógicos facilitados por parceiros da rede. Temos acesso às principais organizações que trabalham com educação no Brasil, como escolas particulares que são referência pelo desempenho acadêmico de seus alunos e organizações do terceiro setor.