Seja bem-vindo!

É com grande alegria que a Rede Decisão lhe deseja boas-vindas e agradece imensamente pela confiança em nós depositada. Sabemos que este novo ano letivo de 2022 trará consigo grandes desafios, mas estamos dispostos e preparados para vencê-los com muito empenho, foco, determinação, zelo  e amor.

Logo, temos como principal objetivo proporcionar aos nossos alunos, responsáveis e colaboradores um ambiente moderno, seguro e feliz, em que haja sempre o apoio e cuidado de toda nossa equipe, além do incentivo necessário na busca por um desenvolvimento acadêmico e interpessoal de qualidade.

Juntos somos capazes de transformar a realidade do país por meio da educação!

Equipe Pedagógica – Rede Decisão

Papel da comunidade escolar


Papel da escola
O papel da escola é ser uma referência de excelência para nossos alunos, responsáveis, colaboradores e a comunidade local. Esta busca se faz: desenvolvendo um aprendizado de alta qualidade com currículo forte e de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); estimulando e capacitando nossos colaboradores a continuarem estudando, pesquisando e aprendendo para serem o exemplo aos alunos; mantendo um ambiente moderno e seguro; enaltecendo o respeito à pluralidade e diversidade; trabalhando em prol de um atendimento e suporte de alto nível às famílias e alunos; aprimorando processos, projetos e procedimentos continuamente; mantendo uma comunicação clara e eficaz com a família.

Papel da família
A família tem um papel crucial dentro do pleno desenvolvimento escolar dos alunos. Por esse motivo, contamos com as famílias para: acompanhar de perto a evolução acadêmica e emocional dos alunos buscando, assim, proporcionar e incentivar um ambiente adequado para a rotina de estudos, realização das lições de casa e produções específicas, além do reforço ao hábito de leitura diária; trabalhar junto com a equipe pedagógica da escola cuidando da segurança e do bem-estar geral do aluno a fim de que este exerça todo o seu potencial; garantir a presença do aluno na escola todos os dias, sempre respeitando os horários combinados, inclusive nas atividades realizadas aos finais de semana; garantir que o aluno siga as diretrizes para o uso de uniformes e de material didático, realizando a compra destes; participar ativamente das reuniões de responsáveis e eventos escolares; atender à escola sempre que solicitado, buscando profissionais especializados para avaliação e acompanhamento dos alunos quando necessário.

Papel do aluno
O aluno tem o papel de ser protagonista de suas próprias conquistas. Acreditamos que para isso deve: ir à escola todos os dias devidamente uniformizado, no horário, e pronto para aprender, levando o material necessário; ser proativo e buscar sempre aprender algo novo, se interessando pelo conhecimento; ter objetivos e foco claros, participando ativamente das atividades propostas pelos professores e corpo pedagógico da escola, bem como mantendo uma postura adequada; ter prioridade nos estudos, realizando as lições de casa e cultivando um hábito diário de estudos e leitura; pensar sempre no coletivo, respeitando as regras de convivência escolares; respeitar todos dentro da escola, levando em conta as diferenças; cooperar e fomentar o trabalho em equipe; buscar fazer seu melhor, todos os dias; zelar pelo espaço escolar, afinal, ele é de todos; realizar todas as avaliações, buscando utilizá-las como ferramenta de aprendizado.

Regras de convivência escolar

Embarque e desembarque de alunos


Nós, da Rede Decisão, nos preocupamos em zelar pelo bem-estar da comunidade local, uma vez que nossos espaços interferem na vida coletiva da região. Por isto, contamos com a compreensão e agilidade de todos os responsáveis no momento do embarque e desembarque de alunos devido ao intenso fluxo em tais horários.

Caso houver necessidade de permanência na escola, pedimos para que não estacionem os automóveis em frente à entrada e saída de veículos; sabemos que juntos podemos promover um senso de cidadania capaz de impactar positivamente todos ao nosso redor.


Uniforme


Nós, da Rede Decisão, acreditamos que o uso do uniforme gera em nossos alunos e colaboradores senso de pertencimento, além de representar um item extremamente importante quanto à identidade, à disciplina, ao respeito às regras de convívio social e segurança escolar. Por isto, o seu uso é necessário em todas as dependências da escola, nas saídas pedagógicas, eventos e atividades extracurriculares.

Ademais, devido à importância ortopédica de se usar calçados adequados ao período de crescimento dos alunos, reiteramos que o tênis também faz parte do uniforme escolar, oferecendo um ambiente mais seguro e confortável a todos. 

Neste sentido, para sua maior comodidade, a venda dos uniformes é feita através da Loja Decisão e o uniforme será entregue diretamente na unidade, sendo que não é permitido nenhum tipo de customização (cortes, pinturas, etc). Por fim, em caso de troca ou dúvidas, acesse o canal “Uniformes” via Aplicativo Decisão.

*Em relação ao segmento do Ensino Médio, permitimos que os alunos possam fazer o uso da parte de baixo que não seja a do uniforme, desde que sigam as seguintes regras:

  1. O uso de calça (masculinas e femininas) é permitido  para todos;
  2. O uso de bermudas (masculinas e femininas) é permitido para todos;
  3. O uso de saias e shorts (masculinas e femininas) é proibido para todos.

Assim, esperamos gerar neles um senso de autonomia e responsabilidade em prol das boas práticas que fazem menção ao convívio social.


Faltas e atrasos


Nós, da Rede Decisão, acreditamos que presença e pontualidade são quesitos essenciais para o sucesso escolar de nossos alunos. Desta forma, os encorajamos a estarem presentes no colégio todos os dias, respeitando sempre os horários combinados.

Em caso de faltas e/ou atrasos, entraremos em contato com os responsáveis por telefone ou e-mail. Lembrando que a tolerância para entrada na primeira aula é de 10 (dez) minutos; após este período, o aluno deverá esperar pela segunda aula.

Ademais, pedimos atenção especial em relação ao intervalo, uma vez que sabemos que este pode ser um momento de descanso e lazer, mas também de euforia. Portanto, é muito importante a administração do tempo pelo aluno, considerando-se que não será permitida sua entrada na sala de aula mediante atraso sem justificativa após o sinal. 

Contamos com a colaboração dos responsáveis para o cumprimento de tais horários, inclusive os de saída; juntos somos capazes de alavancar os resultados positivos de nossos alunos por meio da presença e disciplina.

*Caso o aluno obtenha um percentual menor do que 75% ao final do trimestre referente à presença em sala de aula, este deverá realizar um trabalho de compensação para sua ausência durante o período de exames.


Administração de medicamentos


Nós, da Rede Decisão, prezamos pela saúde e bem-estar de todos os que ocupam nossos espaços, evitando atitudes que possam prejudicar os estudantes; de acordo com a Resolução Estadual de 2002, o colégio não é autorizado a administrar qualquer tipo de automedicação, incluindo a homeopática. Assim, a administração será feita somente mediante apresentação de receita médica, que deverá ser enviada pelo responsável juntamente com o medicamento. 

Caso o aluno estiver sentindo-se mal, pediremos para que os responsáveis venham buscá-lo. Ademais, estudantes com doenças contagiosas devem permanecer em casa a fim de preservar sua própria saúde e evitar a contaminação dos demais alunos.

Aniversários


Nós, da Rede Decisão, nos alegramos muito em poder compartilhar esta data tão especial que é o aniversário dos nossos pequenos. Desta forma, permitimos a comemoração da Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais com os colegas de classe e professores, uma vez que estes representam uma parte essencial da vida dos alunos.

Para que tudo ocorra sem maiores transtornos, pedimos atenção às seguintes diretrizes:

  1. Realizar a solicitação de festa com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência através da comunicação via Aplicativo Decisão.
  2. Enviar os convitinhos devidamente preenchidos para os colegas após a confirmação da coordenação pedagógica.
  3. Levar os itens para comemoração: bolo, salgados, bebidas, vela e descartáveis em quantidade suficiente para todos os alunos (verificar se algum aluno possui algum tipo de restrição alimentar).
  4. Não será permitida a participação de pais, irmãos e/ou parentes que não estudam no colégio.

*Neste dia, o aniversariante de qualquer ano/série poderá comparecer ao colégio sem o uniforme. 

Ademais, qualquer brincadeira (ovadas, farinhadas, etc), mesmo que no ambiente externo próximo à escola, não será tolerada devido ao alto grau de distração dos alunos durante a brincadeira e o intenso fluxo de carros nos arredores das unidades, criando uma situação de alto risco para os estudantes, além de desrespeitar o espaço e tranquilidade da comunidade local.


Circulação pelos corredores durante a aula


Nós, da Rede Decisão, acreditamos que a permanência em sala de aula é de extrema importância para o pleno aprendizado dos alunos, incentivando-os, assim, a usarem os banheiros nos momentos de entrada, intervalo e saída. Contudo, caso seja estritamente necessário, o aluno poderá deixar a sala com autorização do professor, sempre respeitando o sistema de rodízio e a utilização do cartão de sala indicando que sua saída foi de fato autorizada.

Ocorrências

Nós, da Rede Decisão, acreditamos que a suspensão do aluno, por diversas vezes, não caracteriza correta reflexão acerca de seu comportamento, uma vez que não há orientações suficientemente positivas. Assim, criamos o projeto POFAS  (Programa Obrigatório de Formação Acadêmica e Social) cujos objetivos são:

  1. Possibilitar ao aluno um momento de conscientização, reflexão e diálogo sobre seu comportamento, buscando uma transformação positiva;
  2. Realização de atividades acadêmicas ligadas ao conteúdo trabalhado em sala de aula, pois acreditamos que o foco no aprendizado retorna à postura correta do aluno.

Neste sentido, a solicitação de comparecimento ao POFAS acontece quando o orientador pedagógico assim julgar necessário ou dada à soma das transgressões do aluno baseada em um sistema cumulativo que segue o critério abaixo: 

  • 03 pontos acumulados – Contato com os responsáveis.
  • 05 pontos acumulados – Advertência escrita.
  • 10 pontos em uma única transgressão ou acumulados – Programa Obrigatório de Formação Acadêmica e Social – POFAS e convocação de comparecimento do responsável.
  • 20 pontos acumulados – Programa Obrigatório de Formação Acadêmica e Social – POFAS e convocação de comparecimento do responsável.
  • 30 pontos acumulados – O aluno está sujeito ao cancelamento não consensual da matrícula. O aluno bolsista está sujeito à perda do benefício. Solicitação de encaminhamento médico ou psicológico.

*Ao final de cada trimestre, os pontos são zerados, independentemente da quantidade de pontos acumulados pelo aluno até o momento.

*A ausência injustificada ao POFAS, quando convocado, implicará que o aluno só poderá assistir às aulas do dia subsequente mediante comparecimento do responsável. Em caso de impossibilidade de presença dentro do dia agendado, a data deve ser acordada com o orientador pedagógico da unidade.

A pontuação é atribuída de acordo com o nível de gravidade de cada ocorrência. Seguem os critérios adotados em cada um dos níveis:

  1. Ocorrência gravíssima – 10 pontos + convocação imediata para o POFAS e, em casos extremos, medidas condizentes com a gravidade da ocorrência (cancelamento não consensual da matrícula, suspensão do aluno, ressarcimento ao dano causado, medidas judiciais, denúncia em órgãos competentes, entre outros).

    1. Agressão física e verbal, nas dependências do colégio ou arredores;
    2. Discriminação de qualquer natureza;
    3. Porte de arma, bebida alcoólica, cigarro, droga ilícita ou qualquer outro objeto que coloque o aluno em risco, dentro do colégio ou arredores;
    4. Abuso ou ato sexual no ambiente escolar;
    5. Atitude que coloque pessoas em risco de lesão física grave;
    6. Atitude que cause dano material irreparável no ambiente escolar;
    7. Organização ou participação em eventos que prejudique a imagem de uma pessoa ou instituição;
    8. Comportamento em ambientes pedagógicos que inviabilize a realização de qualquer atividade de mais de uma turma;
    9. Ato contra a lei ou ato capaz de afetar um grande número de pessoas;
    10. Trajar vestimentas que representem ou incitem o preconceito e a intolerância dentro da escola e arredores;
    11. Plagiar a assinatura de qualquer professor e/ou responsável;
    12. Atrapalhar o andamento da aula de tal modo que precise ser retirado de classe.

  2. Ocorrência grave – 5 pontos + advertência escrita

    1. Desrespeito a um colega ou adulto;
    2. Realizar propaganda político-partidária ou religiosa dentro da escola;
    3. Utilização de materiais não condizentes com o ambiente escolar;
    4. Manifestação exagerada de afeto romântico;
    5. Atitude que coloque pessoas em risco de lesão física leve;
    6. Atitude que cause dano material reparável;
    7. Organização ou participação em eventos de forma não autorizada pela Diretoria da escola;
    8. Comportamento em ambientes pedagógicos que inviabilize a realização de qualquer atividade da turma;
    9. Ato que afeta diretamente o outro;
    10. Danificar propositalmente o uniforme de colegas e/ou membros do corpo docente;
    11. Prosseguir com informações falsas acerca da fala de qualquer professor e/ou responsável;
    12. Atrapalhar o andamento da aula de tal modo que impeça os alunos de se dirigirem ao professor.

  3. Ocorrência média – 2 pontos

    1. Discussão agressiva entre colegas e adultos;
    2. Realizar comentários maliciosos;
    3. Utilização de materiais condizentes com o ambiente escolar em momentos e forma inadequados;
    4. Manifestação leve de afeto romântico dentro de sala de aula;
    5. Brincadeira de mau gosto;
    6. Deixar o ambiente escolar sujo ou desorganizado;
    7. Comportamento inadequado em eventos pedagógicos que prejudique outros alunos;
    8. Comportamento inadequado em ambientes pedagógicos que prejudique outros alunos;
    9. Não estar devidamente uniformizado;

  4. Ocorrência leve – 1 ponto

    1. Utilização de insultos, mesmo que em tom de brincadeira;
    2. Agir passivamente a uma situação de discriminação;
    3. Porte de material não condizente com o ambiente escolar;
    4. Provocação a colegas;
    5. Alimentar-se dentro da sala de aula;
    6. Comportamento inadequado em eventos pedagógicos que prejudique exclusivamente o aluno;
    7. Comportamento inadequado em ambientes pedagógicos que prejudique exclusivamente o aluno;
    8. Ato que afeta diretamente o aluno;
    9. Danificar propositalmente o próprio uniforme;
    10. Atrapalhar o andamento da aula com atitudes que poderiam ser facilmente evitadas, tais como não respeitar o mapeamento de classe (quando houver) e/ou portar fones de ouvido.