Novo Ensino Médio - Rede Decisão

Muito está se falando sobre o Novo Ensino Médio, mas o que ele é na realidade? Como funciona? Como será aplicado nas escolas e na Rede Decisão? 

Desenvolva habilidades
do mundo real com O

NOVO ENSINO MÉDIO

Conheça mais sobre esse novo modelo de ensino e entenda os impactos na educação.

O Novo Ensino Médio tem foco no protagonismo, na escolha das áreas de interesse, na atuação ativa na escola e na definição do Projeto de Vida de cada estudante. Os itinerários formativos irão ajudá-lo a se preparar para conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares

Matérias Optativas

1

Profissional - Administração

O aluno sairá do Ensino Médio com um diploma profissional, e com conhecimentos avançados e atualizados em administração, gestão de negócios e indústria 4.0, apto para aplicá-los em diferentes setores do mercado.

2

Profissional - Informática

O aluno sairá do ensino médio sabendo programar, e com noções aprofundadas em diversas plataformas de programação. Além do diploma do Ensino Regular, o aluno terá também um diploma profissional em uma das áreas que mais empregam no cenário atual.

3

Acadêmica - Biologia (OBB)

Por meio deste curso a discussão é rica em detalhes, aprofundando a matéria de forma a ilustrar e libertar as mentes dos estudantes, preparando a todos para a Olimpíada Brasileira de Biologia.

4

Acadêmica - História (ONHB)

O curso conta com análises de documentos históricos e uma vasta bibliografia para ajudar o aluno a ir longe na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Com professores especializados e uma metodologia completamente diferente do ensino regular, o aluno aprende muito mais, se diverte e ainda poderá receber uma medalha na competição!

5

Acadêmica - Educação Financeira (Wharton)

O aluno aprenderá conceitos financeiros básicos e intermediários, além de ter a chance de competir em uma olímpiada internacional de investimentos: a Wharton Investment Competition.

6

Acadêmica - Direito e Cidadania (Núcleo Social)

Oferecemos um curso completo, onde o aluno aprenderá a compreender melhor a si mesmo e ao outro. O Curso está vinculado aos Projetos do Núcleo Social, um braço no grêmio pensado em desenvolver ações sociais para benefício da comunidade escolar e arredores.

7

Acadêmica - Redação

Diferentemente das aulas regulares, o Curso de Redação é voltado especificamente para os alunos que buscam um estudo adicional na matéria, com foco na preparação para o ENEM. O curso contará com feedback personalizado para que o aluno desenvolva ainda mais sua habilidade escrita.


8

Acadêmica - Filosofia

A matéria que anteriormente fazia parte da grade regular agora é uma eletiva! O conteúdo todavia continua completo:com apresentações e discussões sobre os principais autores que compõem a história da disciplina. O curso constitui-se em uma rica investigação sobre a origem dessa ciência desde a Grécia Antiga.

9

Acadêmica - Sociologia

Assim como Filosofia, Sociologia deixou de fazer parte da grade regular em 2022 para se tornar eletiva. O curso visa o estudo da humanidade, a forma que ela se organiza em sociedade, e como as pessoas se relacionam entre si e seu meio. É uma ciência que procura explicar fenômenos sociais nos campos da cultura, ciência, artes, religião, economia, entre outros.


10

Acadêmica - Matemática (OBMEP)

O curso de Matemática visa mostrar o mundo lógico-dedutivo do pensamento abstrato de forma simples, acessível e divertida a todos, além de preparar o aluno para uma das mais importantes olimpíadas escolares do Brasil, a OBMEP.

11

Acadêmica - Física (OBA)

Uma das ciências mais antigas entre os homens, a astronomia é uma das formas que busca aproximar a ciência ao dia a dia do aluno.Por meio de experimentos, discussões e estudos dos astros, o curso constrói e desenvolve nos alunos as principais ferramentas para competir na Olimpíada Brasileira de Astronomia.


Mais Sobre o Novo Ensino Médio Rede Decisão

Vantagens do Novo Ensino Médio:

Além de ter a possibilidade de sair do Ensino Médio com um diploma de curso técnico, você terá acesso a materiais de apoio que facilitam seu aprendizado durante todo o Ensino Médio, garantindo uma formação completa.

Carreiras que podem optar ao final do curso:

Com o acompanhamento de tutores na rotina de estudos do aluno do Ensino Médio, ele conquista sua autonomia e independência na escolha da carreira por meio do Projeto de Vida e da orientação vocacional disponibilizada pela Rede Decisão.

Vestibulares:

Com foco nos maiores vestibulares do país, a Rede Decisão realiza uma série de simulados, projetos e aulas voltadas para a aprovação em universidades públicas e no ENEM. Além disso, o aluno estudará com um dos materiais didáticos que mais aprova no Brasil.

Matrículas Abertas 2022

Projeto Monitoria

Nós, da Rede Decisão, prezando imensamente pela qualidade e excelência acadêmica, criamos o Projeto Monitoria, voltado para alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio no contra turno escolar; através deste, realiza-se uma roda de estudos semanal focando nas disciplinas e conteúdos capazes de atender às expectativas e necessidades das turmas naquele período.

Faz-se importante salientar que o monitor é o próprio aluno, proporcionando a este uma oportunidade de desenvolvimento do protagonismo, liderança, oratória e demais habilidades fundamentais para o sucesso na vida acadêmica atual e futura.

Grêmio Estudantil

Sabendo da extrema importância do protagonismo do estudante na rotina escolar, bem como da possibilidade de diálogo deste com o corpo docente e colaboração na implementação de projetos que sejam do interesse dos demais alunos -capazes de favorecer a dinâmica do colégio-, nós, da Rede Decisão, iniciamos o programa do Grêmio Estudantil, que é composto somente por alunos através da eleição para as chapas participantes (mandato de um ano). 

Este é um projeto capaz de contemplar o desenvolvimento de habilidades de liderança para a vida acadêmica, social e profissional por meio de uma organização em grupo, focando, sobretudo, no senso de pertencimento, diálogo, democracia, sinergia coletiva e responsabilidade.

Olimpíadas Escolares

Com o objetivo de expandir as experiências acadêmicas de nossos alunos, a Rede Decisão incentiva suas unidades a participarem de algumas olimpíadas escolares anualmente, tais como a OBA, Canguru de matemática, ONHB, entre outas. Assim, as olimpíadas buscam promover uma competição saudável entre os estudantes de forma a estimular o hábito de pesquisa, estudo e trabalho em grupo.

Celebração Trimestral

A Rede Decisão entende que momentos de celebração são extremamente essenciais para refletirmos acerca das nossas conquistas, promovendo um clima de parabenização e incentivo com relação ao planejamento das metas futuras. Por isso, organizamos, trimestralmente, uma celebração para todos os alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio, cujo objetivo consiste em premiar destaques do mês nos seguintes projetos:

Desafio Zero: serão premiados os alunos que obtiverem 100% de presença no trimestre (por turma);

Avaliações externas: serão premiados os alunos obtiverem os melhores resultados nos simulados do trimestre (por turma);

Avaliações internas: serão premiados os alunos obtiverem os melhores resultados na média das avaliações do trimestre (por turma);

Olímpiadas escolares: serão premiados os alunos que se destacarem nas competições. 

Avaliações

Tal segmento possui quatro tipos de avaliação:

  1. Avaliações internas: realizadas remotamente, a partir de 2021, via plataforma Google – estas abarcam o conteúdo ministrado em sala de aula, focando sempre em extrair uma construção crítica e lógica de resposta do aluno;

  2. Avaliações externas e diagnósticas: realizadas em conjunto com os sistemas de ensino, dependerão das diretrizes de saúde para definição do modelo remoto, presencial ou outro – estas abarcam o conteúdo que deve ser ministrado em cada série, por disciplina, de acordo com as normas da BNCC;

  3. Produções específicas: realizadas em formato remoto ou presencial (a depender do modelo de aulas vigente), competem a trabalhos ou projetos que devem ser elaborados pelos alunos, os quais estarão sempre pautados nos conteúdos abordados em sala de aula e que possuem maior liberdade de metodologia, isto é, é possível que o professor trabalhe com filmes, livros, pesquisas, vídeos e etc. a fim de se estimular maior repertório às turmas;

  4. Orientação de estudos: realizadas diariamente pelos alunos, uma vez que “aula dada, aula estudada hoje”, as lições de casa compõem a média do boletim e auxiliam imensamente no processo de ensino-aprendizagem das turmas – as orientações encontrar-se-ão nas plataformas dos sistemas de ensino, previamente orientadas pelos professores ao final de cada aula.

  • Provas substitutivas: em caso de ausência no dia da avaliação interna, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova substitutiva (também em formato remoto, através da plataforma Google). Caso a ausência seja justificada, o atestado médico poderá ser entregue até a data de realização da prova, se porventura não houver atestado médico justificando a falta, será cobrada uma taxa via boleto. Já em relação às avaliações externas, não há possibilidade de tal substituição, entretanto, alunos que apresentarem faltas justificadas não terão prejuízo na composição da média final.

  • Exames: para casos em que o aluno não alcançar a média 6,0 (seis) ao final de cada um dos dois primeiros trimestres, será aplicado um exame parcial, o qual abordará o conteúdo trabalhado em sala de aula. Já no terceiro trimestre, o aluno que não obtiver média anual igual ou superior a 6,0 (seis) em qualquer matéria, realizará o exame final após exercícios e atividades de preparação juntamente aos professores.

Grade de notas

Grade de notas - SAS

Grade de notas - Anglo

Ferramentas Educacionais

A fim de que alunos e professores tenham uma experiência completa em sala de aula, nós utilizamos algumas plataformas educacionais que contam com uma moderna estrutura tecnológica, bem como fácil acessibilidade e estética referência de mercado, simplificando, pois, a rotina do processo de ensino-aprendizagem de nossas turmas.

Para o Ensino Médio usamos as seguintes plataformas:

 

Matriz Curricular

Aqui está a Matriz Curricular que montamos para proporcionar aos alunos do Ensino Médio um ensino de qualidade que abrange as inteligências múltiplas e ajuda as crianças a desenvolver habilidades socio-emocionais e educacionais

Grade das Aulas

*A Rede Decisão se reserva ao direito de alterar o documento mediante mudanças devido ao cenário de pandemia.

CALENDÁRIO 2022