Maker

É um programa de aprendizado criativo baseado no conceito “faça você mesmo”, esse espaço utiliza ferramentas manuais, digitais ou eletrônicas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento de habilidades que vão contribuir para a uma formação mais completa e mais alinhada às demandas do Século XXI.

*Disponível apenas na unidade Mascote.

Principais objetivos:

  • Despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento de habilidades que vão contribuir para a uma formação mais completa e mais alinhada às demandas do Século XXI

  • Desenvolver a cultura maker na Rede Decisão;

  • Preparar os alunos para um cenário que exige um pensamento crítico para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções, competências requeridas na BNCC.

Benefícios:
 

O curso Maker é realizado dentro de espaços preparados (“Labs Maker”). As atividades do programa estimulam o desenvolvimento de habilidades ligadas à inovação, para desenvolver objetivos pedagógicos cognitivos e socioambientais.

  • Material incluso no valor da mensalidade;

  • Programa de Maker desenvolvido dentro da unidade;

  • Desenvolvimento de competências socioemocionais como letramento tecnológico, Resolução Criativa de Problemas e realização de projeto, empatia, Colaboração e Autonomia.

  • Certificação escolar após a finalização do curso; 

Como funciona?

As aulas são oferecidas 2 vezes na semana, com aulas de 50 min de duração cada, durante o período de contraturno escolar no período da tarde.

A metodologia foi desenvolvida com uma parceira especializada em cultura maker. As turmas podem ser divididas por faixa etária de acordo com a demanda da faixa etária. A divisão acontecerá em janeiro de acordo com a demanda da turma.

Haverá um professor fixo no laboratório Maker por turma que será capacitado e acompanhado pela equipe do parceiro, garantindo a qualidade exigida para a execução do programa na unidade.

Haverá período de aulas de experimentação?

Sim, as aulas testes ocorrem 1 vez por ano no 1º Semestre do ano letivo sempre na 1ª semana de aula. As aulas acontecerão nos dias 04/02 e 06/02 – Para participar, o aluno deverá trazer autorização da participação.

Para alunos do complementar, o Programa Maker está incluso?

Não, o pai deverá fazer a compra dos produtos separadamente.

Haverá lista de espera?

Sim.

O formulário pode ser encontrado no site de inscrição do programa Maker (para o pai) ou na internet.

Preencha o formulário de Lista de espera, por unidade, se houver interesse para turmas que não estejam disponíveis na sua unidade, com as seguintes informações:

  • Unidade

  • Nome do aluno

  • Produto desejado (maker)

  • Turma do regular

  • Horário desejado

Colocaremos na nossa rotina de verificação, e caso haja ao menos 10 alunos por série de uma unidade, abriremos uma nova turma para matrícula.

Qual traje o aluno deve usar?

Os alunos da Rede Decisão devem ir de uniforme

O custo do material está incluso na mensalidade?

Não. O pai deverá pagar uma taxa de R$ 30,00 para composição do material.

O que compõe o material?

O material é composto de uma agenda para o acompanhamento e registro do aprendizado do aluno. O aluno também terá acesso a um material online.

Os alunos do maker tem algum benefício na alimentação?

Sim. Os alunos do maker tem direito a um pacote diferenciado no almoço. A tabela de preços será disponibilizada em Janeiro.

Qual o cardápio?

O almoço será acompanhado de suco de polpa e sobremesa (frutas ou gelatina). O lanche será acompanhado de suco e fruta.

Como é a infraestrutura das salas de aulas?

Os alunos utilizam um espaço especial para o laboratório do Maker. As salas são amplas, arejadas e possuem recurso condizentes com a realização das atividades.